INSCRIÇÕES – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E ASSÉDIO – CIPA

Estamos iniciando o processo inscrições das candidaturas a Cipeiro.

.

Abaixo, encontra-se o QR-Code e o link para acesso à plataforma de CIPA para cadastro dos interessados em participar do processo de eleição. Os candidatos realizarão a inscrição para participação em sistema online, em até 15 dias corridos, que compreende o período de 21 de maio a 05 de junho de 2024.

.
.
.
.

Em anexo, passo a passo para inscrição.

Ressaltamos que não será possível realizar as inscrições fora do período informado.

.

.

EDITAL

.
.
O que é a CIPA?
      • É uma comissão composta por representantes da Secretaria de educação e representantes dos trabalhadores, com o objetivo de zelar pela segurança e saúde no ambiente de trabalho
.
.
Qual o objetivo da CIPA?
    • O principal objetivo da CIPA é prevenir acidentes e doenças do trabalho, assim como, assédio sexual e moral dentro das empresas.
.
.
Qual a importância da CIPA?
    • A comissão interna de prevenção de acidentes e Assédio tem a finalidade principal a prevenção de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho e assédio sexual e moral visando preservar a vida e promover a saúde dos trabalhadores.
.
.
Quais as vantagens da CIPA?
  • Maior conformidade com normas e regulamentos- NR 5;
  • Melhor fiscalização de ambientes;
  • Criação da cultura de segurança;
  • Integração entre setores.
.
.
Porque participar da CIPA?
  • Desenvolvimento de competências;
  • Conhecimento Específico;
  • Contribuição para a Segurança.
.
.
Como se candidatar ou se inscrever na CIPA?
  • Passo 1. Todos os servidores interessados em se inscrever, devem acessar o sistema através do link que será enviado via e-mail (institucional e pessoal) de cada servidor.
  • Passo 2. Após o acesso, o servidor/candidato será direcionado ao Portal do Candidato, onde ele deverá preencher os dados solicitados.
  • Obs. Os dados obrigatórios, deverão ser preenchidos para que a candidatura seja efetivada pelo sistema.
.
.
Passo 3. Finalize sua inscrição, e aguarde a confirmação.
.
.
Reforçamos ainda que:
Os candidatos devem elaborar um “tema de campanha”, para ser apresentado e defendido no período de “campanha dos candidatos”, esse será o objetivo do seu mandato. E ainda, uma “frase de impacto” para chamar a atenção dos eleitores.
.
.
EXTema: Juntos pela Segurança no Trabalho!
               Frase de impacto: Ambiente seguro, trabalhador saudável.
.
.
Fica vetado fazer campanha durante o “período das inscrições”.
As campanhas poderão ser conduzidas durante o período de 06 a 11 de junho, nos locais de trabalho, sendo nos intervalos de expediente. As campanhas poderão ser realizadas por meio de cartazes, panfletos e adesivos, devendo seguir a regulamentação contida na NR 05, de modo que as atividades de divulgação não interfiram no processo eleitoral da CIPA.
Lembramos que as campanhas não poderão afetar as atividades no local de trabalho ou na entrega das demandas, sempre visando que, a responsabilidade, o respeito e o espírito coletivo devem prevalecer.
Informamos que a Norma não veda expressamente a boca de urna, mas prevê que os servidores devem garantir a continuidade do trabalho durante o processo eleitoral até a votação.
Salientamos aos candidatos que, fazer campanha no dia e horário da votação é incompatível com o processo eleitoral da CIPA e, caso haja denúncia,  o candidato terá a candidatura suspensa.
.
Atenciosamente,
.
Comissão Eleitoral CIPA